Planejamento do Mailbox Server – Exchange Server 2010

 

Introdução

Esta é um artigo no quail irei demonstrar um pouco do planejamento de servidores com suportarão roles do Exchange Server 2010. A visão irá abranger tudo o que é necessário para suportar cada role em acordo com as indicação do IPD (Infrastructure Planning and Design).

Neste artigo sobre o planejamento na implementação do Exchange Server, iremos visualizar as necessidades e acompanhar um exemplo de planejamento do armazenamento de caixas de correio, ou como muitos preferem o Exchange Mailbox Server Role Planning!

Porque tantos detalhes?

 

Bom senhores, o negócio é ser efetivo, preciso e lógico. Os clientes querem investir menos, porêm têm grandes necessidades; O comercial precisa efetivar a venda; Você, como consultor, precisa equilibrar bem as necessidades do cliente e as necessidades da aplicação, sem que haja um “fácil” projeto no ínicio com “ótimas” consequências durante e depois. Como atender esses a requisitos?

Com certeza temos que considerar o tempo apertado que temos entre o recebimento da demanda, o tempo de laboratório e o prazo para entrega do planejamento. Mas temos que sempre ter em mente que grande parte (talvez a maior) da culpa por este prazo estar cada vez mais curto é a falta de profissionalização e principalmente especialização, caracteristicas que prefiro converter na palavra imperícia!

O que mais temos hoje, principalmente no campo da infraestrutura de TI, são profissionais imperitos, que se assustam com megaciclos, IOPS, necessidades de cache, I/Os que são algumas das várias métricas que parecem coadjuvantes, quando na verdade são essenciais para o bom funcionamento de um serviço. É constante a presença do “empurra com a barriga”, o famoso ato de remendar (leia mascarar) os problemas trazendo uma solução que na verdade é uma bomba relógio com data e hora marcada para explodir!

Vamos tentar mitigar, e quem sabe realmente reduzir este comportamento, ou melhor, essa praga. Seguir as boas práticas, ter trabalho no planejamento, se preocupar se a capacidade do disco (não estou falando de espaço!!!!) atende todas as necessidades do ambiente previsto (e que seja bem previsto!). Espero que a apresentação abaixo possa contribuir e quem sabe evidenciar a real necessidade de termos uma visão completa das necessidades do Exchange Server, e nesta primeira parte precisamente, da Mailbox Server Role:

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

2 thoughts on “Planejamento do Mailbox Server – Exchange Server 2010

  1. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again.

    Anyway, just wanted to say superb blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>