Os papéis do Active Directory no Windows Server 2008

No Windows Server 2008 o Active Directory tem cinco papeis, são eles:

AD DS – Active Directory Domain Services

AD LDS – Active Directory Lightweight Directory Services

AD RMS – Active Directory Rights Management Services

AD CS – Active Directory Certificate Services

AD FS – Active Directory Federation Services

AD DS: O Active Directory Domain Services no Windows Server 2008 armazena informações sobre usuários, computadores e outros dispositivos existentes na rede. O AD DS ajuda os administradores a gerenciar com segurança essas informações e facilita o compartilhamento de recursos e a colaboração entre usuários. Também é necessário que o. AD DS esteja instalado na rede para a instalação de aplicativos habilitados no diretório como, por exemplo, o Microsoft Exchange Server, e para a aplicação de outras tecnologias do Windows Server tais como a Diretiva de Grupo.

AD LDS: O Active Directory Lightweight Directory Services é um serviço de diretório do protocolo LDAP. Ela oferece armazenamento e recuperação de dados para aplicativos habilitados em diretório, sem as dependências necessárias aos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS).

O AD LDS do Windows Server 2008 abrange a funcionalidade que era oferecida pelo ADAM (Modo de Aplicativo do Active Directory), que está disponível para os sistemas operacionais Windows XP Professional e Windows Server 2003.

AD RMS: O Active Directory Rights Management Services, uma tecnologia agnóstica de aplicativo e formato, fornece serviços para permitir a criação de soluções de proteção de informações. Ele funcionará com qualquer aplicativo habilitado para AD RMS a fim de fornecer diretivas de uso persistente para informações confidenciais. O conteúdo que pode ser protegido pelo uso do AD RMS inclui sites de intranet, mensagens de email e documentos. O AD RMS inclui um conjunto de funções principais que permite que os desenvolvedores adicionem proteção de informações para a funcionalidade de aplicativos existentes.

AD CS: O Active Directory Certificate Services no Windows Server 2008 fornecem serviços personalizáveis para criação e gerenciamento de certificados de chaves públicas usados em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave pública. As organizações podem usar o AD CS para aumentar a segurança vinculando a identidade de uma pessoa, um dispositivo ou serviço a uma chave particular correspondente. O AD CS também inclui recursos para permitir o gerenciamento do registro e da revogação de certificados em diversos ambientes escaláveis.

AD FS: O Active Directory Federation Services é uma função de servidor no sistema operacional Windows Server® 2008 que você pode usar para criar uma solução de acesso a identidades que seja segura, altamente extensível e escalonável na Internet capaz de operar em várias plataformas, inclusive em ambientes Windows e não-Windows.

Mais informações:

AD DS: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753516(WS.10).aspx

AD LDS: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755080(WS.10).aspx

AD RMS: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771307(WS.10).aspx

AD CS: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753254(WS.10).aspx

AD FS: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772313(WS.10).aspx

Share

Post to Twitter

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>