Stub Zones x Conditional Forwarding

Uma rápida explicação sobre a diferença de Stub Zone e Conditional Forwarding.

Stub Zone – Faz uma cópia da zona primária, mas somente dos registros necessários (SOA, NS e A de NS) para identificar o servidor DNS autoritativo dessa zona. É atualizado dinâmicamente através da transferência de zonas. Bem como no processo de Conditional Forwarding é usada para facilitar a pesquisa de nomes em namespaces distintos, onde os servidores locais não são autoritativos e em casos de fusões de empresas e parceiros de negócios com outros namespaces. Zona Stub não resolve nome, apenas sabe pra quem encaminhar consultando os registros.

Conditional Forwarding – É um Forwarder (encaminhador) tendo além do nome de domínio configurado um endereço IP como condição para encaminhar pesquisas diretamente para o servidor autoridade para o nome pesquisado. Precisa ser configurado manualmente, onde você deve conhecer o nome de domínio bem como IP do servidor DNS autoridade. Também usado para resolver nomes em casos de fusões e parceiros de negócios, tornando esse processo mais ágil, pois não utiliza os root hints a princípio.

Há uma vantagem do uso da zona stub com relação ao processo de conditional forwarding, pois depois de configurado (fácil de configurar) o processo de atualização é dinâmica, se houver alteração na zona primária ela será refletida para zona stub. No caso do conditional forwarding você deve alterar manualmente os dados no servidor, o que exige trabalho administrativo. Porém como a stub zone utiliza a transferência de zonas, se isso estiver sendo feito através da Internet poderá demandar mais link WAN.

Basicamente é isso, no próximo artigo pretendo explicar o processo de atualização dinâmica.

[]s
Tiago Ferreira de Souza

Share

Post to Twitter

About Tiago Souza

Consultor técnico de infraestrutura, certificado em produtos Microsoft, com sete anos de experiência na área.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>