Month: January 2014

Mudando idioma do atendimento do Enterprise Voice do Exchange

Boa tarde pessoal!

No último post mostrei o lab do Enterprise voice do Exchange, o idioma padrão do atendimento é EN-US mas existe um pacote de instalação para adicionarmos PT-BR. Lembrando que PT-BR é só para o atendimento, o menu de configuração do usuário é em EN-US.

DOWNLOAD NECESSÁRIO:

Faça o download do pacote de instalação Exchange Server 2013 UM Language Packs – Português (Brasil).

PROCEDIMENTO:

Vá no servidor Exchange que você salvou o Language Pack, e clique duas vezes no instalador.

 

Marque “I accept” e clique em next.

 

Depois da verificação dos pré-requisitos clique em install.

Depois de completado com sucesso clique em finish.

 

Aqui no tutorial eu vou colocar o PT-BR como padrão, mas você pode ter o EN-US como padrão e criar um UM-Dial plan em PT-BR.

Agora abra o Exchange management shell e digite o comando abaixo.

Set-UMDialPlan –identity “Nome do UM-Dial Plan” –DefaultLanguage pt-BR

Se você for nas configurações do UM-Dial Plan criado vai ver que o “Audio Language” está em Português (Brasil)

 

Abraço a todos!

Email: ewerton_stabile@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

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Exchange Enterprise Voice em Laboratório!

Bom dia pessoal!

Antes de tudo, “Feliz 2014 para todos, muito sucesso saúde e felicidade!!”.

Neste post vou mostrar como montar um lab do Enterprise Voice do Exchange Server 2013. Esta funcionalidade, muitas das pessoas que eu conheço só viu funcionando em demonstrações. Lembrando que essa funcionalidade cai muito na prova “70-342 Advanced Solutions of Microsoft Exchange Server 2013“.

Quem viu o ultimo post, viu que eu fiz um Lab do enterprise Voice do Lync com o SnomOne. Eu poderia fazer a integração do Exchange com o SnomOne também, mas decidi fazer com Lync Server. O ambiente vai estar conforme desenho abaixo.

Obs: Como minha estrutura já estava pronta, só adicionei o servidor Exchange.

Ambiente do Laboratório:

Servidor IP
Controlador de domínio
Unidade Certificadora
192.168.10.2
Exchange Server 2013 192.168.10.3
LyncServer 2013
FrontEnd/Mediation
192.168.10.4
GW Voz SnomOne 192.168.10.6
Cliente Win7 01 192.168.10.100
Cliente Win7 02 192.168.10.101

 

Procedimentos:

Adicionar no Lync Server o Trunk com o Exchange Server 2013

No seu servidor Lync, aba o Topology Builder. Faça o download da topologia.

 

Depois de abrir a topologia, vá em Shared Components, PSTN gateways e clique em “New IP/PSTN Gateway”.

Aqui você pode adicionar, tanto o FQDN do Exchange como o IP do servidor. E clique em Next.

Na definição de IPs vou deixar “Use all” e clique em next.

Em define the root trunk faça as seguintes configurações.

Listening port for IP/PSTN gateway: 5060

SIP Transport Protocol: TCP

Associated Mediation Server port: 5060

Clique em Finish

Agora clique em com o direito em PSTN Gateway vá em Topology e clique em Publish.

Em seguida clique em Next.

Com a publicação feita com sucesso clique em Finish.

 

Configurando rota no Lync Server

Na coluna da esquerda clique em “Voice Routing” e em seguida clique na aba “Route” em seguida clique em “New”. Observe que eu já tenho uma rota configurada “Rota_SnomOne” do último post.

Em Name coloque o nome da Rota. Obs: coloque o nome de uma maneira que você consiga identificar para onde está indo. Logo abaixo coloque uma descrição.

Em “Starting digits for numbers that you want to allow” eu coloquei 30. Essa configuração vai fazer com que todos os números que chegarem no Lync com o início 30 “Ex: Ramal 3010” ele vai usar a rota para o Exchange.

Descendo a barra de rolagem em “Associated trunks” clique em add.

Selecione o trunk que foi feito com o Exchange. E clique em Ok.

Em seguida Ok novamente.

Agora clique em Commit e clique em “Commit All”.

Em seguida eu modifiquei a rota com o SnomOne, colocando o os ramais iniciados com 10 e 50 “Ex: 1010 ou 5010” são encaminhados para o SnomOne.

Configurando Voice Policy no Lync Server.

Ainda em “Voice Routing” clique na aba “Voice Policy” em seguida clique na política global e vá em edit.

Obs: Você pode tanto editar a política global como criar uma nova.

Em “Associated PSTN Usages” clique em New.

Em name: coloque o nome, de uma maneira que você identifique a qual PSTN está associada. Em Associated Routes clique em select.

Selecione a rota criada anteriormente e clique em OK.

Em seguida clique em ok novamente

Voltando em Edit Voice Policy, clique em ok. Em seguida clique em “Commit” e clique em “Commit All”

Clique em OK.

 

Configurando o Trunk no console do Lync Server.

Agora na aba Trunk Configuration, selecione Global e clique em Edit.

Descendo a barra de rolagem vá até “Associated PSTN Usages” clique em “Select”.

Selecione o que foi criado anteriormente. Clique em Ok.

Em “Tranlated number test” você pode executar um teste de discagem para verificar se está tudo ok. Em verde o resultado do teste de discagem para o número 3010. Clique em Ok.

Em seguida clique em Commit, e em Commit All.

Clique em Ok.

Configurando o Exchange Unified Messaging – UM dial plans.

No Exchange Admin Center, clique em Unified Messaging clique em UM dial plans. E clique no sinal de +.

Em New UM dial plan coloque os dados solicitados.

Name: coloque um nome de identificação fácil

Extension length: coloque quantos dígitos vão ter os ramais que representarão o voice mail.

Dail plan type: deixe o padrão “Telephone extension”

VoIP security mode: Unsecured

Audio Language: English US “por padrão só tem esse EN-US” em um post próximo vou mostrar como colocar o language pack PT-BR.

Country/Region code: 55

Clique em save.

Voltando ao Exchange admin center selecione o UM dial plan criado e clique em Edit.

Clique em configure.

Em “Outlook Voice Access” em Outlook Voice Access numbers, adicione um ramal.

Em dialing rules, em “In-country/region dialing rules” clique em +

Dialing rule name: coloque um nome de fácil identificação.

Number pattern to transform: *

Dialed Number: *

Comment: faça um comentário sobre a regra, isso não é obrigatório.

Faça o mesmo procedimento no International dailing rules:

Em dialing authorization marque os check box, e em seguida adicione as dialing roles criadas anteriormente.

E clique em Save.

Voltando no Exchange Admin Center vamos configurar o Auto attendant. Em Unified Messaging, selecione o dial plan criado e clique em edit, desça a barra de rolagem vá em “UM Auto Attendants” e clique em +.

Coloque o nome de fácil identificação, marque os dois check box. Em Access numbers adicione o número do ramal que será o atendente automático e clique em save.

Voltando a no UM Dial Plan selecione o auto attendants criado e clique em edit.

Em “address book and operator access” marque o checkbox “Allow callers to leave voice messages for users”

Em dialing authorization, adicione as regras de discagem criadas. Clique em Save.

Vá em administrative tools ache o serviço “Microsoft Exchange Mailbox Assistants” e reinicie o serviço para que as configurações sejam aplicadas imediatamente.

 

Configurando o Exchange Unified Messaging – UM IP gateways.

No Exchange Admin Center, clique em Unified Messaging Clique em UM IP Gateways. E clique no sinal de +.

Name: coloque um nome de fácil identificação.

Address: Você pode colocar o IP ou o FQDN do servidor “Lync Mediation”

UM dial plan: Selecione o dial plan criado.

Clique em save.

 

Habilitando Voice Features para os usuários.

No Exchange Admin Center, clique em recipientes, clique em mailboxes. Marque o usuário que você vai configurar e clique em edit, vá em “Mailbox features”, vá em “Phone and Voice Features” e clique em enable. Ou na coluna da direita em “Phone and Voice Features” e clique em enable.

Selecione a Policy que será usada pelo usuário e clique em next.

Extension number (number of digits 4): Coloque o número que responderá pelo email do usuário.

PIN settings: Faça a configuração desejada, eu criei o PIN 852520

Clique em finish

Depois de concluído você pode verificar que o usuário recebeu um email com os dados de acesso ao Voice mail.

 

Fazendo teste com Voice mail.

Estou ligando de um softphone conectado na minha central SnomOne, passando pelo Lync e contactando o Exchange Server.

Depois de gravado a mensagem, verifique o email do usuário, vai ter um email conforme a imagem abaixo.

 

Grande abraço a todos!

Email: ewerton_stabile@yahoo.com.br

 

 

 

 

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