Month: December 2012

Windows Server 2012 – Ativação automatizada do Windows baseada no Active Directory

Quando precisamos gerenciar a ativação de varias máquinas no nosso ambiente, fica inviável e de difícil administração fazer essa ativação de forma manual, ou seja, fazer a ativação de máquina por máquina. Temos a opção de fazer esse gerenciamento e ativação de forma automatizada.
No Windows Server temos uma função "Serviço de ativação de volumes", onde iremos inserir a chave de múltipla ativação, ou seja, uma chave que pode ativer varias máquinas.
Quando instalamos a função de Serviço de ativação de volumes, temos a opção de ativação baseada no Active Directory, com essa opção conseguimos ativar as máquinas que fazem parte do domínio automaticamente, sem a intervenção manual.  Quando utilizamos essa opção são criados objetos de ativação no Active Directory, e esses computadores ficaram ativados pelo período em que fizerem parte do domínio do Active Diretcory. Quando uma máquina que não está ativada ingressa no domínio, a máquina irá consultar esses objetos  de ativação no Active Directory e irá ativar a máquina automaticamente.

 

Para ler o artigo completo acesse:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15114.windows-server-2012-ativacao-automatizada-do-windows-baseada-no-active-directory.aspx

 

Abraços

Diogo Molina

Share

Post to Twitter

Ingresso Off-line para domino Windows Server 2012

 

Assim como tínhamos no Windows Server 2008 R2 a opção de fazer o ingresso off-line no domínio para estações e Servidores , essa função foi mantida no Windows Server 2012.

Utilizamos essa função em ambientes onde o link de rede entre o Controlador de domínio e as estações de trabalho ou Servidores é intermitente (por exemplo no cenário onde temo o Controlador de domínio apenas na matriz e as estações e Servidores precisam contatar o Controlador de domínio da matriz para fazer a ingressão em um domínio). Conseguimos a partir do Controlador de domínio gerar um arquivo que será posteriormente utilizado pela estação de trabalho ou Servidor para fazer o ingresso off-line ao domínio. Com essa opção não precisamos da conexão de rede entre o Controlador de domínio e as estações para fazer o ingresso ao domínio, pois isso será realizado pelo arquivo criado no Controlador de domínio.

O bacana é que conseguimos gerar esse arquivo a partir de um Servidor membro do domínio também, não precisamos executar esse procedimento apenas nos Controladores de domínio.

 

Para ver o artigo completo acesse:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15084.ingresso-off-line-para-domino-windows-server-2012.aspx

 

Abraços

 

Diogo Molina

Share

Post to Twitter