Month: August 2012

Delegando a Instalação do Exchange 2010

 

Com o Exchange 2010 temos a opção de delegar a instalação para usuários que não tenham credencias administrativas no Servidor onde será realizada a instalação do Exchange. Após a instalação os usuários não terão qualquer poder administrativo no Exchange, somente será delegada o permissão para instalação, se o usuário precisar de permissões para administrar o Exchange, as devidas permissões deverá ser atribuídas.

Podemos usar a delegação de instalação por exemplo, em cenários de filiais onde não possui um administrador do ambiente do Exchange, nesse cenário podemos delegar a permissão de instalação do Exchange para qualquer usuário, e após a instalação o usuário não poderá fazer qualquer tipo de alteração no ambiente, a menos que seja atribuída permissões adicionais para o usuário em questão.

Para delegar a permissão de instalação do Exchange devemos seguir os seguintes passos:

 

1- Devemos inserir o usuário que fará a instalação no grupo “Delegated Setup” (esse grupo é criado quando preparamos o AD para o Exchange 2010).

Delegando instalação Exchange 01

 

 

2- No Servidor Exchange 2010 existente no ambiente devemos inserir a mídia de instalação do Exchange 2010, abrir o prompt de comando, navegar até o diretório onde se encontra a mídia de instalação do Exchange 2010, na figura abaixo o diretório de instalação é o “D:\”, após devemos digitar “Setup.com /NewProvisionedServer:<nomedoservidor>.

O parâmetro “/NewProvisionedServer” devemos inserir o nome do Servidor que será delegada a instalação do Exchange 2010.

Esse comando irá preparar o Servidor e permitirá que usuários membros do grupo “Delegated Setup” instalar o Exchange 2010, porém o usuário só conseguirá instalar o Servidor que foi declarado no comando acima, se por exemplo o usuário precisar instalar outros Servidores, os mesmos deverá ser declarado também.

 

Delegando instalação Exchange 02

 

3-  A preparação do Servidor deverá ocorrer com êxito, conforme figura abaixo.

 

Delegando instalação Exchange 03

 

4- Agora devemos logar no Servidor (onde será instalado o Exchange 2010) com o usuário que delegamos  a permissão de instalar o Exchange, no meu caso o usuário “instalacao exchange”.

 

Delegando instalação Exchange 04

 

5- Devemos inserir a mídia de instalação do Exchange 2010, podemos executar o assistente de instalação do Exchange 2010 e seguir os passos, no meu caso estou fazendo a instalação pela linha de comando.

 

Delegando instalação Exchange 05

 

 

Após  instalação ser realizada com êxito, podemos abrir  console de gerenciamento do Exchange e verificar que o usuário não consegue alterar parâmetros do Exchange, para isso deverá ser atribuída permissão adicionais.

 

Abraços,

Diogo Molina

Share

Post to Twitter

Como configurar conta do Hotmail no Microsoft Outlook 2013

Introdução

É possível configurar uma conta de e-mail do Hotmail no Outlook 2013.

Objetivo

O objetivo deste artigo é mostrar como configurar uma conta de e-mail do Hotmail no Outlook 2013.

Como fazer

Ao abrirmos o Microsoft Outlook 2013 pela primeira vez será exibida a tela de boas vindas ao Microsoft Office 15, como mostrado na figura abaixo, nesta tela clique em “Next”.

img01

A próxima tela diz respeito a instalação de uma conta de e-mail. O Outlook te pergunta se você deseja configurar uma conta de e-mail. Por padrão a opção “Yes” vem marcada, sendo assim, clique em “Next”.

img02

Atenção: Caso não seja a primeira vez que você esteja abrindo o Outlook 2013, clique em “FILE”, em seguida no botão “Account Settings”, na janela que se abrira, “Account Settings”, clique no botão “New” e siga o passo a passo a seguir para adicionar sua conta do Hotmail ao Outlook 2013.

Na tela “Add Account”, marque a opção “Manual setup or additional server topes” que se encontra na parte inferior da tela e clique em “Next”.

img06

Na próxima tela você deve selecionar o tipo de conta. Para configurar uma conta do Hotmail, selecione a opção “Exchange ActiveSync” e clique em “Next”.

img07

O próximo passo é preencher as informações da conta, preencha seu nome, endereço de e-mail, atente-se a informação do servidor, você deve utilizar m.Hotmail.com, nesse exemplo estou configurando uma conta @msn.com, porem o servidor deve ser m.Hotmail.com. Preencha sua senha e clique em “Next”.

img08

Aguarde enquanto sua conta é configura e testada.

img09

E pronto sua conta esta configurada. Clique em “Finish” e comece a utilizar seu e-mail do Hotmail no Outlook 2013.

img10

Share

Post to Twitter