Month: September 2011

Customizando visualmente o OWA no Exchange 2010 SP1

Visão Geral:
            Esse tutorial tem por objetivo, mostrar como modificar visualmente o site do OWA.
            Muitas empresas fazem esse tipo de modificação, para o OWA fica mais com a cara da empresa.
            Nesse tutorial vamos fazer modificações básicas.
            A estrutura de pastas mostrada nesse tutorial é do Exchange 2010 SP1 na versão do Exchange 2010 RTM a estrutura é diferente.
Procedimento:

1- Vá em C:\Program Files\Microsoft\Exchange Server\V14\ClientAccess\Owa\14.1.218.13\themes, com o SP1 do Exchange 2010 você vai ter uma lista grande de temas, aqui vamos usa somente o “base”. Acesse a pasta “base” vamos editar o arquivo “csssprites” (LEMBRANDO DE FAZER O BACKUP ANTES DE EDITAR) o arquivo vai estar como na imagem abaixo.

Aqui vou adicionar a imagem da organização, depois da edição vai ficar como na imagem abaixo.

OBS: Lembrando que sou analista de redes e não designer gráfico.
Depois de editar a imagem o resultado fica conforme imagem abaixo.
2-  Vá em C:\Program Files\Microsoft\Exchange Server \V14\ ClientAccess \Owa \14.1.218.13 \themes\resources, vamos editar o arquivo “lgntopl” (LEMBRANDO DE FAZER O BACKUP ANTES DE EDITAR) o arquivo vai estar como na imagem abaixo.
Depois de editar o arquivo, vai ficar como na imagem abaixo.
Na imagem abaixo segue o resultado
Qualquer dúvida = ewerton_stabile@yahoo.com.br
Site= www.msitpro.com.br Blog= ewerton-stabile.blogspot.com
Share

Post to Twitter

Microsoft Exchange 2010 Virtual Labs

 

image

 

Se você não possui recursos próprios para simular ambientes virtuais de estudo, utilize os Virtual Labs e aprenda na prática!

http://technet.microsoft.com/en-us/exchange/bb499043.aspx

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Microsoft Exchange 2010 Role Architeture

 

Você acha alguma graça trabalhar com algo que não entende? Sente-se bem em dizer que entende com aquela sensação de que deveria saber mais? Muito mais?

Nada melhor do que conhecer visualmente a arquitetura de funcionamento do Exchange Server 2010, e consultar cada um dos itens e sua respectiva função. Não há dúvidas de que a sua capacidade de solucionar problemas e desenvolver projetos irá aumentar!

Microsoft Exchange Server 2010 Architecture

MIcrosoft Exchange Server 2010 Hub Transport Server Role Architecture

Microsoft Exchange Web Services Architecture

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Entendendo o Exchange Transport Pipeline

 

A definição de pipeline vem da idéia de cadeia de eventos que definem todo o ciclo de vida da informação. Com certeza essa é uma de muitas formas de definir o uso da palavra pipeline, seja em vendas, em projetos ou no Exchange Server Transport Service. Neste último, estaremos nos referindo ao ciclo de vida de um e-mail do ponto de vista do transporte do mesmo na organização em algumas situações.

A apresentação abaixo ilustra as principais fases do transporte da mensagem:

Microsoft Exchange Transport Pipeline

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Planejamento do Mailbox Server – Exchange Server 2010

 

Introdução

Esta é um artigo no quail irei demonstrar um pouco do planejamento de servidores com suportarão roles do Exchange Server 2010. A visão irá abranger tudo o que é necessário para suportar cada role em acordo com as indicação do IPD (Infrastructure Planning and Design).

Neste artigo sobre o planejamento na implementação do Exchange Server, iremos visualizar as necessidades e acompanhar um exemplo de planejamento do armazenamento de caixas de correio, ou como muitos preferem o Exchange Mailbox Server Role Planning!

Porque tantos detalhes?

 

Bom senhores, o negócio é ser efetivo, preciso e lógico. Os clientes querem investir menos, porêm têm grandes necessidades; O comercial precisa efetivar a venda; Você, como consultor, precisa equilibrar bem as necessidades do cliente e as necessidades da aplicação, sem que haja um “fácil” projeto no ínicio com “ótimas” consequências durante e depois. Como atender esses a requisitos?

Com certeza temos que considerar o tempo apertado que temos entre o recebimento da demanda, o tempo de laboratório e o prazo para entrega do planejamento. Mas temos que sempre ter em mente que grande parte (talvez a maior) da culpa por este prazo estar cada vez mais curto é a falta de profissionalização e principalmente especialização, caracteristicas que prefiro converter na palavra imperícia!

O que mais temos hoje, principalmente no campo da infraestrutura de TI, são profissionais imperitos, que se assustam com megaciclos, IOPS, necessidades de cache, I/Os que são algumas das várias métricas que parecem coadjuvantes, quando na verdade são essenciais para o bom funcionamento de um serviço. É constante a presença do “empurra com a barriga”, o famoso ato de remendar (leia mascarar) os problemas trazendo uma solução que na verdade é uma bomba relógio com data e hora marcada para explodir!

Vamos tentar mitigar, e quem sabe realmente reduzir este comportamento, ou melhor, essa praga. Seguir as boas práticas, ter trabalho no planejamento, se preocupar se a capacidade do disco (não estou falando de espaço!!!!) atende todas as necessidades do ambiente previsto (e que seja bem previsto!). Espero que a apresentação abaixo possa contribuir e quem sabe evidenciar a real necessidade de termos uma visão completa das necessidades do Exchange Server, e nesta primeira parte precisamente, da Mailbox Server Role:

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Free eBook: Microsoft Office 365

Pessoal, recomendo o download do eBook de Office 365 da Microsoft, segue link para download:

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2011/08/17/free-ebook-microsoft-office-365-connect-and-collaborate-virtually-anywhere-anytime.aspx

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter

Free eBook: Microsoft Office 365

Pessoal, recomendo o download do eBook de Office 365 da Microsoft, segue link para download:

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2011/08/17/free-ebook-microsoft-office-365-connect-and-collaborate-virtually-anywhere-anytime.aspx

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter

Recomendação de leitura

Acabei de ler um artigo bem interessante do blog “Ask the Directory Services Team”, escrito por Ned Pyle. Ned é instrutor do programa Microsoft Certified Master e funcionário da Microsoft, fera no assunto Directory Services.

Essa matéria é muito interessante e fala sobre a carreira de TI e nos fornece dicas interessantes e uma visão experiente do assunto.

Acesse o link do blog: http://blogs.technet.com/b/askds/archive/2011/09/02/accelerating-your-it-career.aspx.

Achei interessante sua “filosofia” dos quatro pilares básicos: discipline, technical powerhouse, communication and legacy. Leia para saber! Winking smile

Leitura para o feriado! Smile

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter