Archive

Archive for September, 2011

Customizando visualmente o OWA no Exchange 2010 SP1

September 19th, 2011 No comments
Visão Geral:
            Esse tutorial tem por objetivo, mostrar como modificar visualmente o site do OWA.
            Muitas empresas fazem esse tipo de modificação, para o OWA fica mais com a cara da empresa.
            Nesse tutorial vamos fazer modificações básicas.
            A estrutura de pastas mostrada nesse tutorial é do Exchange 2010 SP1 na versão do Exchange 2010 RTM a estrutura é diferente.
Procedimento:

1- Vá em C:\Program Files\Microsoft\Exchange Server\V14\ClientAccess\Owa\14.1.218.13\themes, com o SP1 do Exchange 2010 você vai ter uma lista grande de temas, aqui vamos usa somente o “base”. Acesse a pasta “base” vamos editar o arquivo “csssprites” (LEMBRANDO DE FAZER O BACKUP ANTES DE EDITAR) o arquivo vai estar como na imagem abaixo.

Aqui vou adicionar a imagem da organização, depois da edição vai ficar como na imagem abaixo.

OBS: Lembrando que sou analista de redes e não designer gráfico.
Depois de editar a imagem o resultado fica conforme imagem abaixo.
2-  Vá em C:\Program Files\Microsoft\Exchange Server \V14\ ClientAccess \Owa \14.1.218.13 \themes\resources, vamos editar o arquivo “lgntopl” (LEMBRANDO DE FAZER O BACKUP ANTES DE EDITAR) o arquivo vai estar como na imagem abaixo.
Depois de editar o arquivo, vai ficar como na imagem abaixo.
Na imagem abaixo segue o resultado
Qualquer dúvida = ewerton_stabile@yahoo.com.br
Site= www.msitpro.com.br Blog= ewerton-stabile.blogspot.com
Share

Post to Twitter

Microsoft Exchange 2010 Virtual Labs

September 10th, 2011 No comments

 

image

 

Se você não possui recursos próprios para simular ambientes virtuais de estudo, utilize os Virtual Labs e aprenda na prática!

http://technet.microsoft.com/en-us/exchange/bb499043.aspx

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Microsoft Exchange 2010 Role Architeture

September 10th, 2011 No comments

 

Você acha alguma graça trabalhar com algo que não entende? Sente-se bem em dizer que entende com aquela sensação de que deveria saber mais? Muito mais?

Nada melhor do que conhecer visualmente a arquitetura de funcionamento do Exchange Server 2010, e consultar cada um dos itens e sua respectiva função. Não há dúvidas de que a sua capacidade de solucionar problemas e desenvolver projetos irá aumentar!

Microsoft Exchange Server 2010 Architecture

MIcrosoft Exchange Server 2010 Hub Transport Server Role Architecture

Microsoft Exchange Web Services Architecture

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Entendendo o Exchange Transport Pipeline

September 8th, 2011 No comments

 

A definição de pipeline vem da idéia de cadeia de eventos que definem todo o ciclo de vida da informação. Com certeza essa é uma de muitas formas de definir o uso da palavra pipeline, seja em vendas, em projetos ou no Exchange Server Transport Service. Neste último, estaremos nos referindo ao ciclo de vida de um e-mail do ponto de vista do transporte do mesmo na organização em algumas situações.

A apresentação abaixo ilustra as principais fases do transporte da mensagem:

Microsoft Exchange Transport Pipeline

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Planejamento do Mailbox Server – Exchange Server 2010

September 8th, 2011 2 comments

 

Introdução

Esta é um artigo no quail irei demonstrar um pouco do planejamento de servidores com suportarão roles do Exchange Server 2010. A visão irá abranger tudo o que é necessário para suportar cada role em acordo com as indicação do IPD (Infrastructure Planning and Design).

Neste artigo sobre o planejamento na implementação do Exchange Server, iremos visualizar as necessidades e acompanhar um exemplo de planejamento do armazenamento de caixas de correio, ou como muitos preferem o Exchange Mailbox Server Role Planning!

Porque tantos detalhes?

 

Bom senhores, o negócio é ser efetivo, preciso e lógico. Os clientes querem investir menos, porêm têm grandes necessidades; O comercial precisa efetivar a venda; Você, como consultor, precisa equilibrar bem as necessidades do cliente e as necessidades da aplicação, sem que haja um “fácil” projeto no ínicio com “ótimas” consequências durante e depois. Como atender esses a requisitos?

Com certeza temos que considerar o tempo apertado que temos entre o recebimento da demanda, o tempo de laboratório e o prazo para entrega do planejamento. Mas temos que sempre ter em mente que grande parte (talvez a maior) da culpa por este prazo estar cada vez mais curto é a falta de profissionalização e principalmente especialização, caracteristicas que prefiro converter na palavra imperícia!

O que mais temos hoje, principalmente no campo da infraestrutura de TI, são profissionais imperitos, que se assustam com megaciclos, IOPS, necessidades de cache, I/Os que são algumas das várias métricas que parecem coadjuvantes, quando na verdade são essenciais para o bom funcionamento de um serviço. É constante a presença do “empurra com a barriga”, o famoso ato de remendar (leia mascarar) os problemas trazendo uma solução que na verdade é uma bomba relógio com data e hora marcada para explodir!

Vamos tentar mitigar, e quem sabe realmente reduzir este comportamento, ou melhor, essa praga. Seguir as boas práticas, ter trabalho no planejamento, se preocupar se a capacidade do disco (não estou falando de espaço!!!!) atende todas as necessidades do ambiente previsto (e que seja bem previsto!). Espero que a apresentação abaixo possa contribuir e quem sabe evidenciar a real necessidade de termos uma visão completa das necessidades do Exchange Server, e nesta primeira parte precisamente, da Mailbox Server Role:

Smiley piscando

Share

Post to Twitter

Categories: Exchange 2010 Tags: , , , ,

Free eBook: Microsoft Office 365

September 8th, 2011 No comments

Pessoal, recomendo o download do eBook de Office 365 da Microsoft, segue link para download:

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2011/08/17/free-ebook-microsoft-office-365-connect-and-collaborate-virtually-anywhere-anytime.aspx

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter

Categories: Office365 Tags: ,

Free eBook: Microsoft Office 365

September 8th, 2011 No comments

Pessoal, recomendo o download do eBook de Office 365 da Microsoft, segue link para download:

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2011/08/17/free-ebook-microsoft-office-365-connect-and-collaborate-virtually-anywhere-anytime.aspx

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter

Categories: Office365 Tags: ,

Recomendação de leitura

September 6th, 2011 No comments

Acabei de ler um artigo bem interessante do blog “Ask the Directory Services Team”, escrito por Ned Pyle. Ned é instrutor do programa Microsoft Certified Master e funcionário da Microsoft, fera no assunto Directory Services.

Essa matéria é muito interessante e fala sobre a carreira de TI e nos fornece dicas interessantes e uma visão experiente do assunto.

Acesse o link do blog: http://blogs.technet.com/b/askds/archive/2011/09/02/accelerating-your-it-career.aspx.

Achei interessante sua “filosofia” dos quatro pilares básicos: discipline, technical powerhouse, communication and legacy. Leia para saber! Winking smile

Leitura para o feriado! Smile

[]s
Tiago Ferreira

Share

Post to Twitter

Categories: Carreira Tags: